Branco total. Branco é a cor do novo, associado ao futurismo. Este é um projeto totalmente autoral, uma viagem às referências da juventude do arquiteto, dos soldados imperiais impecavelmente brancos de Star Wars e da Fortaleza da Solidão do Super Homem – um castelo todo de cristais no meio do pólo norte – ao seu ícone máximo: 2001 Uma Odisséia no Espaço. Estas referências foram misturadas para o conceito dessa loja de sapatos em Londrina, Paraná, Brasil.
A expressividade espacial da loja é resultado do movimento geométrico das dezoito fatias brancas de 42cm de espessura que constituem paredes e teto. A fachada é a primeira fatia, que surge como um sólido que sofreu subtrações para criar as aberturas. A partir dela, as demais vão se movimentando e se repetindo, esculpindo-se uma a uma para construir o espaço interno.
O desenho do balcão do caixa segue a linguagem das fatias e surge como uma escultura solta no centro da loja. Atrás do balcão, levanta-se um painel que esconde a escada de acesso ao estoque no mezanino e um pequeno depósito. O piso de madeira em ripas desiguais aquece o visual do ambiente e enfatiza a geometria das fatias. O pé-direito varia de 2,40m a 3,00m dentro da loja em função dos formatos das fatias no teto.
Sistema construtivo e sustentabilidade
O cliente pediu que fosse considerado uma norma do shopping center que pede que as lojas sejam renovadas a cada cinco anos. Assim, optou-se pelo gesso acartonado, um material leve e resistente e que facilita intervenções na arquitetura. As propriedades termo-acústico do gesso acartonado, aliadas à volumetria do teto e das paredes, resultaram em um ambiente acusticamente funcional.
O projeto luminotécnico determinou a instalação de telas tensionadas nas faces de algumas fatias, distribuindo a luz homogeneamente. Foram utilizadas somente lâmpadas T5, que oferecem eficiência luminosa com pouco gasto energético, além de produzirem menos calor.
Em comparação com a loja antes da reforma, houve uma economia global entorno de 70%, já que o uso do ar condicionado também diminuiu, uma vez que o sistema de iluminação agora produz menos calor. O resultado foi um ambiente praticamente sem sombras e com iluminação eficiente.